top of page

Internet, Política e Espaço Público

  • Márcio Júnior
  • 17 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura



Com a inserção dos meios de comunicação de massa na sociedade, o espaço público vem mudando constantemente. A esfera pública em sua historia ganhou espaço com a conquista da burguesia, quebrando o que separava o Estado e a Sociedade. Na Idade Média não havia discussão pública, a representatividade pública era vinculava ao senhor feudal, ao rei, ao sacerdote. Eles relacionavam o cargo através do status da pessoa.

Através da separação entre sociedade e estado, houve uma consequência nas esferas públicas e privadas no processo de construção da sociedade moderna. A burguesia criticava a autoridade do estado, reunia seus membros para discutir suas atitudes e criavam um senso comum. Entretanto a burguesia era economicamente forte e superior na hierarquia, deixando inacessível a participação de grande parte da sociedade.

Há alguns anos é notável o surgimento de um novo espaço público virtual, a internet. Esse novo espaço vem se mostrando como um mecanismo de alta interação, diferentemente de mídias como a televisão, o rádio e o impresso, Esses veículos tradicionais eram controlados por grupos centralizados e específicos que conduziam os rumos da informação e tinham o objetivo de seduzir a população. A internet dá voz ao internauta que recebe a informação, que, por sua vez, pode produzir e compartilhar conteúdo para todos.

O espaço físico cede lugar a um espaço virtual, acessível de certa forma. A interação parcial, que foi possibilitada pela internet, amplia a rede de relacionamento e conhecimento. Constrói uma mediação pública na política e acaba se tornando em um espaço contemporâneo social. Isso quer dizer que o cidadão é um ator livre e ativo para opinar, trazendo divergências e propostas. A internet exige transparência e, em alguns casos, prefeituras expõem a situação da cidade através de sites, o conteúdo ainda conta com legislação e remuneração. Outras páginas da web são criadas e mantidas por moradores que exigem satisfação dos políticos. Esses civis também incentivam encontros para discutir gastos na cidade. Já outros sites, como o Reclame Aqui, aproximam o consumidor das empresas. Em redes sociais, como o facebook, qualquer um pode publicar um link no seu feed de notícias. Ainda existem outros exemplos de países como o Kenya, foram criados portais onde publicam gastos do governo e as pessoas têm acesso ao planejamento e a execução da política. Um dos benefícios na realização desse tipo de estratégia é gerar dados que possam ajudar a controlar a corrupção.

Essa ferramenta trouxe algo que pode ser retratado como o “aperfeiçoamento da democracia”, isso engloba inúmeras formas de interação que aproximam as pessoas e provocam, na maioria das vezes, um debate que permite exposições de ideias, pontos de vista diferentes entre assuntos. A internet trouxe aos cidadãos, principalmente aos jovens, conhecimento e direção em assuntos relacionados ao estado.

O crescimento e o surgimento de novas formas de consumir o conteúdo tem sido uma das principais fontes de entretenimento. Sendo fácil de perceber o aumento de pessoas conectadas com as redes sociais, principalmente em aparelhos celulares, mas o que tem chamado muito a atenção é a capacidade de mobilização que a internet proporciona.

O relacionamento virtual também ajuda movimentar manifestações políticas como foi o caso da primavera árabe, que ganhou proporção com mais integrantes indo para as ruas. Entretanto, a partir de estudos sobre esse movimento, as pessoas que eram realmente motivadas pelas manifestações, eram aquelas que possuíam vínculos fortes com integrantes principais. O grupo que se sentiu motivado pela mobilização das redes sociais era de vínculo fraco que geralmente saía para apoiar a causa. Isso foi o que também ocorreu com os protestos no Brasil em 2014. Em alguns pontos negativos podemos perceber que esse novo espaço ainda não é confiável, pois nele existem riscos como “excesso de exposição, intromissão em campos privados e íntimos, propagação de assuntos e informações sem que se tenha tempo de conferir a veracidade e que se cristalizam como verdade”. Este trecho do texto “Pluralidade de vozes e interesses” exemplifica bem os problemas da internet no espaço público que tem causado grandes impactos com sua velocidade em que se espalha determinadas informações.

Mesmo assim, a internet apresenta para as várias camadas sociais a pluralidade e a diferença, sendo adaptável e flexível. Não existe autoridade central e hierarquia, é um campo de interesses e disputas, com opiniões diversas.

O espaço contemporâneo propõe participação do público ativo nas decisões políticas e isso acabou expandindo com a internet que foi atingindo fatores essenciais para a comunicação entre o social, econômico e o político. O ser humano é um ser político, interage em interfaces racionais para encontrar soluções relevantes na realidade em que está inserido. Tal realidade proporciona mudanças pelas ferramentas de acessibilidade.

Levando em consideração tudo o que a internet nos proporciona hoje, podemos dizer que existem sim inúmeras falhas e riscos como falsas informações e exageros. Mas também existem empresas de comunicação e grupos independentes que executam excelentes trabalhos e tarefas com o caráter jornalístico. É impossível de se imaginar como seria a eficácia e amplitude desse trabalho antes da internet.

O espaço público nunca será o mesmo com a concretização da internet na contemporaneidade. No futuro, cada vez mais a tendência da política, economia, sustentabilidade e sociedade será torna-se rede de compartilhamento.


(Wi-Fi Livre em São Paulo-Foto: Fábio Arantes-SECOM)


Colaborações: Hamilton Henrique e Hugo Antônio.

Referência

GUEDES, E. N. (2010), Espaço público contemporâneo: pluralidade de vozes e interesses, disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/guedes-ellida-espaco-publico-contemporaneo.pdf

[consultado em Maio de 2015]


Comments


Posts  
 Recentes 

Sobre

 

Este site é dedicado a cultura. Em formato de blog irei questionar e informar assustos que envolvem sociedade, tecnologia, música, fotografia, meio ambiente, arte, cinema, etc.

Contato
 

Envie uma mensagem preenchendo o formulário.

Agradecimentos aos Anunciantes
 

Anúncios vínculados de Wix.com

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por Ad Men. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page